Tranquilized — Acid Bath (Interpretando a letra #1)

Capa do álbum de estreia da banda.
Créditos: Rate Your Music 

A música Tranquilized, a segunda faixa presente no álbum de estreia da banda estadunidense Acid Bath, fala sobre apatia. A letra descreve uma pessoa sentindo-se indiferente, em estado de desconexão com a vida, desprovida de relações humanas. Alguns trechos parecem soar que o eu lírico está se entorpecendo para tentar inibir algum tipo de dor física ou psicológica.

Em um trecho do primeiro refrão: She hides her tears and quickly lets it die (Ela esconde suas lágrimas e rapidamente as deixa morrer), parece está se referindo a alguém ou o próprio passado, claramente descrevendo como algo negativo. Seriam talvez as suas experiências negativas devido a alguma frustração.

No segundo verso: I'm feeling nowhere (Não me sinto em lugar nenhum) / It doesn't matter where we go because I already been there (Não importa para onde vamos porque eu já estive lá), está evidenciando um alguém se sentindo totalmente vazio, com uma visão distorcida da vida, onde nada pode mudar o que sente por conta do instinto de querer antecipar uma tentativa de encontrar uma luz no fim do túnel, devido as experiências negativas que a vida lhe expôs ou o que o mesmo se expôs.

A repetição do trecho: I live tranquilized (Eu vivo tranquilizado), demonstra um estado de aceitação a uma vida sem propósito, onde o mesmo está farto de tudo mas não se esforça para mudar, pois acredita que não vale o esforço.

Analisando a parte instrumental, o som vai de encontro às letras: temáticas sombrias, agressivas e distorcidas. Ora o vocal vai para o lado melancólico no estilo gótico, que se assemelha a artistas como Ian Curtis do Joy Division e Robert Smith do The Cure, e ora usa da sofisticação para quebrar o clima, alternando para os gritos rasgados e roucos, semelhante ao vocal grunge.

A guitarra está na tonalidade Db. Todas as cordas estão em um tom abaixo e a afinação dropada em D para C (CGCFAD). O Riff contém o wah em algumas partes da música, que tende a criar uma frequência aguda no som. De modo geral, posso definir o som como pesado de consumir no bom sentido, devido a representação lírica e sonora. E filosófico também, mais pela parte lírica.

Formação original.
Créditos: Letras de música

Referências:
Genius 

Comentários

Postagens mais visitadas