“Quero dizer que o grupo acabou. Eu estou saindo”. (Fotografias e história #17)

© A primeira foto é um trecho da página 838 do livro - The Beatles: A biografia (de Bob Spitz). Muito bom, recomendo demais.

© Créditos da segunda foto (site): The Paul McCartney Project

No final de setembro de 1969, os Beatles fizeram uma reunião de negócios na sede da Apple, em Londres, local onde realizaram o que seria sua última e histórica apresentação pública meses antes. O intuito desta ocasião entre a banda e o recém nomeado empresário, Allen Klein, era de assinar um novo contrato de nove anos de gravação com a Capitol Records, quando John, de saco cheio dos problemas enfrentados nos últimos meses, principalmente as desavenças criativas com Paul, decidiu informar a todos o inesperado:

“Quero dizer que o grupo acabou. Eu estou saindo”. 

Paul e Ringo estavam presentes enquanto George estava visitando sua mãe, que estava doente. Por esta razão, ele não aparece na foto ao lado, que da esquerda para a direita podemos identificar: Yoko, John, Allen, Paul e Ringo. George assinou o contrato dias depois.

John tinha sido o único que não havia até aquele ponto declarado abertamente com seus parceiros de banda o desejo de romper com eles. Os demais reiteraram o desejo de sair e voltaram atrás momentos depois. Mas a declaração de John foi pra valer. Os Beatles acabaram ali. 

Se não fosse pela intervenção de Allen, solicitando que não espalhasse essa notícia para o público, pois poderia impactar nas vendas do recém lançado álbum Abbey Road, Paul não teria sido o primeiro a declarar publicamente rompimento com a banda, o que acabou acontecendo em abril do ano seguinte.

John teria dito mais tarde à sua então esposa, Yoko: 

“Agora somos só nós dois”.

Comentários

Postagens mais visitadas