Who Shot Ya? — Notorious Big (História da música #3)
Para muitos fãs, a música “Who Shot Ya?” de Notorious Big, foi uma diss track para Tupac. Sendo uma diss ou não, é inegável que esse som foi impactante demais. Pelo começo da música, pelo flow e pelo beat, ele é muito contagiante, na moral. E a letra dispensa comentários. Só para poder contextualizar, em 30 de novembro de 1994, Tupac foi baleado cinco vezes durante uma tentativa de assalto no Quad Studios, em Nova Iorque, sendo atingido na cabeça, no braço e na perna. Ele foi visitar os estúdios para gravar um verso de uma música a convite do próprio Big, que até então era seu amigo. Mas Tupac acabou sendo atacado no saguão. O episódio resultou em uma das maiores rivalidades da cena do hip-hop, que infelizmente acabou levando embora a vida de dois dos maiores rappers de todos os tempos, por assassinatos que levantam muitas suspeitas sobre os mandantes terem sido os chefões das gravadoras que ambos tinham contrato (Death Row Records e Bad Boy Records), que também eram rivais e ostentavam status naquela época. Tupac ficou paranóico com todo o incidente e acusava Big e outros que estavam presentes no estúdio, como Sean Combs, de armarem pra ele. E em resposta a suposta diss que foi lançada por Big em 21 de janeiro de 1995, durante o período em que Tupac estava na prisão, ele lançaria posteriormente “Hit Em Up", que deu muito o que falar, e para mim é a melhor de todas as diss já feitas na história da música.
Na primeira imagem, registrada em 18 de janeiro de 1995, vemos Notorious BIG enrolando um charuto em frente à casa de sua mãe no Brooklyn, Nova York.
© Fotografia: Clarence Davis/NY Daily News Archive via Getty Images)
A segunda e terceira imagem foi tirada pela imprensa e publicada nos jornais da época. Mostra Tupac sendo socorrido após o incidente em 30 de novembro de 1994, onde ele mostra o dedo do meio para a câmera. Talvez seja uma das fotos mais icônicas do mesmo.
• Créditos das fotos: Reddit
A quarta imagem mostra Tupac e Big quando ainda eram amigos, tirada entre 1993-1994.
• Créditos da foto: Shuttertock
Comentários
Postar um comentário