Reflexão
Escrevi um simples comentário numa postagem que questionava a respeito da melhor música lançada este ano. Postei o comentário e ao reler, percebi que se tornou algo bem forte; automaticamente reflexivo.
Desde que me entendo por gente, desenvolvi inconscientemente um estereótipo por influência de que a música antiga é superior às atuais, daí passei a praticamente ignorar tudo o que era “lançado recentemente”.
Não é uma taxa de percentual bem elaborada contendo diversas fontes de pesquisa, mas de dez músicas que ouvi em 2024, duas ou três foram lançadas nesse ou nos últimos três anos. A massa, ou melhor definindo, as outras sete ou oito faixas, foram lançadas nos anos 60, 70, 80 ou 90.
É por isso que vejo, seja pessoalmente ou pela própria internet, pessoas ouvindo e passando adiante feito um papagaio, o termo que diz que “O ROCK ESTÁ MORTO”. E já adianto que não estou querendo generalizar, mas é um fato consumado que costumamos ouvir apenas aquilo que foi lançado lá atrás por ter marcado um período, não dando a atenção, pelo menos de forma devida, ao trabalho de quem está pegando estrada agora.
Eu posso contar nos dedos os artistas recentes que estou acompanhando, que é a Crypta... só. Me refiro “recente” no sentido de estar ativo também, pois acompanhei alguns dos últimos anos que tiveram a trajetória interrompida abruptamente, mas não foi nada como uns três ou quatro artistas apenas.
Vivo preso numa época que nem sonhava em existir, o que não é nenhum problema. Mas assim, temos que aprender a equilibrar as coisas e saber apreciar o presente também, saber viver o presente da música e da vida.
Não sei se me entendem e se concordam comigo. E não há problema em discordar, a opinião é pública. Todos têm o direito de opinar, claro, mantendo o respeito às opiniões divergentes e principalmente para com a pessoa que opina aquilo que não foi concordado.
Obs.: também depende da opinião, não me refiro a questões extremas, como por exemplo, alguém que defende o n@zismo, pois tem maluco pra tudo nesse mundo.
De modo geral, isso é apenas uma reflexão sob o meu ponto de vista.
Comentários
Postar um comentário