Lord of Chaos (Momento cinéfilo #1)

Lord of Chaos completou hoje seis anos desde o seu lançamento. É baseado no livro de mesmo nome, lançado em 1998, que se propõe a contar a história do black metal. Nunca li o livro, mas de uma coisa eu posso afirmar com total segurança: esse filme é uma merda.

A começar que não retrata o cenário do black metal norueguês de forma precisa, embora deixe de aviso prévio no começo do filme sobre as irrealidades expostas. O filme vende a ideia de que contará a história do black metal e, no fim das contas, usa a história do Mayhem como foco principal pra mascarar a falta de pesquisa sobre as raízes desse subgênero do metal. 

Ele tenta chocar e ao mesmo tempo pinta um clima de “jovens retardados que só fazem merda” (embora esse comportamento seja um dos aspectos que levou o cenário ao reconhecimento; devido a queima de igrejas), mas aqui, é trabalhado de maneira pobre, preguiçosa e em determinado momento, passa a impressão de que todas as bandas de black metal são formadas por gente retardada. 

A direção não soube dosar o tom do filme, um momento parece terror, outro parece suspense e até comédia. Chega a ser ridículo a descaracterização dos personagens, o que é bastante preocupante e até decepcionante pra alguém que espera que a história seja contada de maneira verossímil. Um filme que se vende como uma biografia mas que romancia a história, está fadada ao fracasso. Em resumo, foi uma péssima experiência, tanto é que parei de assistir no meio do caminho essa bosta.

Comentários

Postagens mais visitadas