Toca Raul?

    Fotografia: Estadão 

A fala de Lobão sobre Raul deu o que falar. O artista estava realizando uma apresentação em São Paulo, quando alguém da plateia pediu pra ele tocar uma música do Raul, talvez num intuito de brincadeira, até porque este termo, “toca Raul”, se tornou muito popular nos últimos anos. Lobão, mesmo sendo fã do Raul, não ficou satisfeito por esta brincadeira, já que a atração era ele e o mesmo não estava numa apresentação de cover. Daí iniciou a sua reflexão sobre a falta de valorização dos artistas.

A respeito da polêmica do Lobão, que nada tem a ver com a questão da falta de valorização, posso dizer que o mesmo foi inconsequente na sua fala e se expressou mal sobre os últimos anos de vida do Raul. Fica subentendido que ele quis dizer que Raul era irrelevante pra música e que o cara literalmente passou fome devido a suposta falta de afinidade pra música, quando na verdade, ele quis dizer que Raul não obteve o devido reconhecimento que merecia em vida, conquistando este feito logo após a sua morte. O alvo deste debate se tornou a sua mais genuína referência para complementar a sua reflexão principal.

Sobre os últimos anos de Raul, o mesmo sofria de diabetes e era alcoólatra. Por não tomar o remédio que deveria ingerir regularmente para controlar a diabetes, ele veio a óbito. Sua morte não foi por fome ou pobreza, não foi por drogas ou pelo álcool. A falta de interpretação é uma coisa que me preocupa e é uma pauta que deveria ser colocada em evidência pela mídia, pois até quando um artista falha no seu raciocínio, as pessoas saem interpretando o que bem querem e ficam bostejando por aí ao seu bel prazer.

Não sou fã do Lobão, não estou carregando uma bandeira ideológica em defesa de lado A ou lado B, mas afirmo e é evidente que o cara está sendo sacaneado. Foi tirado de contexto e agora, se tornou mais uma vítima da popular tentativa ridícula de cancelamento, um fenômeno onde os sujeitos tirados a bons samaritanos, buscam julgar os erros do próximo e se cegam intencionalmente de suas próprias falhas. Amo Raul e devem sim tocar Raul, mas esta fala não cabe neste contexto.

Comentários

Postagens mais visitadas